Fondos Sholy

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano

Justificativa:

Levando em consideração que o folclore:
*é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado .
*forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural.

Objetivos:

* despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada;
* difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tradicionais do país;
* comparar os aspectos característicos do povo brasileiro nas diversas regiões do país- costumes e crenças, diversidade vocabular, música e dança, alimentação e vestuário, jogos e brincadeiras;
* discutir a influência das manifestações folclóricas nas diversas modalidades artísticas;
* pesquisar autores e estudiosos folcloristas a nível nacional estadual e municipal;
* conhecer a literatura de cordel-estrutura( forma ) e temática ( conteúdo );
* identificar a riqueza do material folclórico do brasil;
*pesquizar as três principais correntes étnicas que contribuíram para a formação do folclore brasileiro;
* conversar sobre o comportamento do povo brasileiro em relação à cultura popular;
* analisar as manifestações folclóricas das regiões circunvizinhas.


Desenvolvimento:

* Língua portuguesa:
+ Confecção de:
- coletânia de adágios, provérbios populares, frases de pára-choques, adivinhações, quadrilhas, e cantigas de ninar;
- varal folclórico ilustrado pelos alunos;
- almanaque por região fazento o levantamento do vocabulário regional, receitas típicas, lendas e mitos, brincadeiras e jogos, cultos e crendices, instrumentos folclóricos, cantigas e danças, festas e calendários turísticos folclóricos.
+Entrevista com:
-folcloristas da região para expor sobre as tendências folcóricas atuais;
-artistas do povo.
+ Realização de:
-concursos de trovas;
-pesquisa e criação de trava-línguas;
- intervalo ou recreio cultural com uma apresentação.
+ Teatro de:
- lendas e causos;
- produçao e declamação de poesias e trovas;
- desafio ( diálogo popular cantado) e repentes (texto de improviso);
- releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem... individual ou em grupos.

*Geo-história:
- seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origem indígena, portuguesa e africana;
- apresentações informativas; origem, principais personagens, enredo, áreas geográficas, épocas de representações, instrumentos que acompanham;
- confecção de cartazes e painéis das regiões brasileiras com: trajes típicos, instrumentos e danças, culinária característica, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos, músicas folclóricas;

+ Educação Física;
- coreografia de músicas e danças folclóricas das diversas regiões brasileiras;
- reviver as brincadeiras à moda antiga: barra-manteiga, queimada, pular elástico, pega-pega...
- fórmulas para pular corda;
- fórmulas para jogar bola.

+ Matemática:
-criação de problemas envolvendo brinadeiras ingênuas e simples, mas que exigem bom raciocínio: "se você é inteligente doutor ou caipira diga-me quanto fica quem de vinte e cinco tira?" Resposta: 15
- pesquisa e levantamento de crendices em que o foco superticioso é representado por números:
número da sorte e do azar....
- entrevista com os apostadores de loteria sobre os números da sorte e do azar.

+ Ciências:
-levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseiras e a maneira de prepará-los;
- discussão sobre a medicina popular, listagem dos nomes das ervas naturais e possíveis efeitos sobre as enfermidades;
- exposição de : trabalhos artesanais ( moringas, cuias, torrados de café, pilão) e raízes e plantas usadas na medicina popular.
Primeira postagem em 06/08/2009.

14 comentários:

  1. Adorei seu blog...peguei algumas dicas...bjs

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  2. Maravilhosas sugestões!! Parabéns!!!! Estarei aproveitando-as em minha sala de aula......obrigada e que tenhas um dia abençoado............bjs.

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  3. isso é inpreçionante!!!! ameiiii vcs são di maissss
    adoro vcssss!!!!

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  4. adorei seu blog erica...
    esse projeto é muito interessante...
    parabens...
    deu uma clariada legal...
    agora posso penssar em fazer um projeto pra aprensentar amnhã na faculdade..
    um grand beijo....

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  5. adorei o seu blog e seu projeto folclore estarei adaptando-o na sala de aula. abraço.

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  6. muito obrigada pela dica , e sempre bom contar com pessoas que queiram compartilhar.beijocas

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  7. Muito bom esse trabalho. Gostei. Parabéns!

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  8. esse planejamento vai me ajudar muito. obrigado.

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  9. muito maravilhoso irei usar algumas coisas de seu projeto nas minhas oficinas .Ass prof.Adriana Aguiar / Manaquiri

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  10. É muito válido seu projeto e vai me ajudar muito no planejamento do meu. obrigado

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  11. Sua dica foi providencial.

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  12. AMEI, AMEI, AMEI E COPIEI

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  13. Gostei do seu projeto, irá me ajudar muito.

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  14. ADMIRADORA SECRETA19 de agosto de 2012 23:20

    AMEI O SEU PROJETO.É MUITO DIFICIL ENCONTRAR ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II,TRABALHO COM PROJETO INTEGRAL, OS ALUNOS SÃO MAIORES E PRECISO DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE PRENDAM A TENÇÃO DOS MESMOS.

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