Fondos Sholy

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Projeto Semana da Alimentação Escolar


























22 até 24 de Março- Semana da Alimentação Escolar

*Levantamento de problemas:
1) Quais os alimentos mais consumidos pelos alunos?

2)O que acontece com os alimentos dentro do nosso corpo?

3)Quais os cuidados que devemos ter ao prepararmos nossos alimentos?

4)Como é a alimentação dos alunos da turma?

5)Nós aproveitamos bem os alimentos?Os alimentos nos meses de safra são melhores e geralmente apresentam preços melhores(mais baratos). Verificar os preços dos alimentos da atual safra.

6)Quais alimentos que mais gostamos?

7)Como é a merenda da nossa escola?

* Introduçaõ do Tema:

Músicas:
1) Cio da Terra(Milton Nascimento)
2)Eu Quero Mais (Sandy e Junior)
3)Quebra de Milho(Renato Teixeira, Pena Branca e Xavantinho)
4)Meu Lanchinho
5)Aveia com Banana(Bananas de Pijamas)
6)Bom mesmo é Banana(Bananas de Pijamas)
7)Saladas de Frutas

Reportagens atuais sobre o tema;
Leitura de livros literários, como Saladinha de Queixas de Tatiana Belinky.

*Sobre os hábitos alimentares da turma:
Pesquisar os alimentos mais consumidos pela turma;
Pesquisar entre os colegas e suas famílias quais são suas origens( de que região ou cidade vieram), quai são seus hábitos alimentares e coletar uma receita antiga da família.
Pesquisar as condições sócio-econômica das família: renda média, quantidade de pessoas na família, despesas mensais com alimentação.;
Pesquisar, no comércio do bairro, qual o valor da cesta básica e dos alimentos mais consumidos:
Pesquisar nas feiras a origem dos produtos comercializados;
Pesquisar quais são as frutas, legumes e verduras da atual safra;
Confeccionar cadernos de receitas , ilustrados pelos alunos;
Poderá solicitar aos alunos frutas para:trabalhar higiene, fazer contagem, trabalhar cores. tamanho, sabores; produz ou não sementes, contá-las; picar, comer; fazer o desenho da fruta.
Pesquisar receitas de chás e remédios caseiros-fazer exposição;
Trabalhar dobraduras e casinhas- de- abelha com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário